terça-feira, 16 de novembro de 2010

POESIA

Há muita gente que diz que não gosta de poesia, ao serem perguntados porque, geralmente respondem que é porque não entendem o que os autores querem dizer.
Alguns acham que poesia não passa de um amontoado de palavras difíceis sem nenhum sentido.
Eu acho que de alguma forma essas pessoas se fecham à poesia, porque poesia é sentimento. Ver o pôr do sol não é poético, mas sentir o pôr do sol, assim como o seu nascer... Não é ver as flores, não é ver o mar, as montanhas, é SENTIR essas coisas.
Carlos Drummond de Andrade dá-nos um lembrete ( que por sinal é o nome da poesia):                     
                       LEMBRETE
      Se procurar bem, você acaba encontrando
      não a explicação (duvidosa) da vida,
      mas a poesia (inexplicável) da vida.

A vida é cheia de poesia, e a poesia é inexplicável, ela é simplesmente sentida.
Assim é também a poesia escrita, ela é o sentimento do poeta. Você pode saborear as palavras, as rimas, sentir alguma coisa também, não necessariamente o que o poeta sentiu, pode entender de um modo ou de outro, ou não entender e apenas gostar. Um belo dia ela se mostra pra você e você sorri e entende exatamente o que Carlos Drummond quis dizer na poesia JOSÉ;
Ou o que Fernando Pessoa quis dizer em:
"Com que ânsia tão raiva
Quero aquele outrora!
E eu era feliz? Não sei:
Fui-o outrora agora."

Como não amar a simplicidade/genialidade que diz:
"Mundo, mundo, vasto mundo
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima não uma solução." Carlos Drummond
Ou o
POEMINHA DO CONTRA

Todos estes que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão.
Eu passarinho!   Mario Quintana

Eu amo, amo, amo poesia!!!!!!

2 comentários:

  1. Irene,
    Parabéns pelo blog. Está mesmo muito bonito, agradável de ler, diversificado, e, o mais importante, quem o acessar vai ter a oportunidade de ler comentários inteligentes e inspirados, consequência natural do seu talento e sensibilidade que lhe permitem escrever de forma tão bela e atraente. Deus cumulou-a de um talento muito especial para a escrita, não o desperdice.
    Um grande abraço e os meus melhores votos de muito sucesso ao seu blog.
    Vasco

    ResponderExcluir
  2. Esta foi a melhor análise que já li sobre poesia.

    ResponderExcluir